História |
APOROS - Breve história de uma Associação de Doentes
Para além da dor, da deformação, da incapacidade e, nalguns casos, do risco aumentado de morte, a osteoporose e as fracturas são responsáveis pela diminuição da qualidade de vida dos indivíduos afectados e, muitas vezes por pesados encargos para os agregados familiares.
A osteoporose é uma doença que tem prevenção e que deve ser diagnosticada precocemente, de modo a minimizar as suas consequências. A prevenção passa, em parte, pela modificação de estilos de vida e por atitudes que devem ser tomadas desde a infância e mantidas ao longo de toda a vida. Para isso é fundamental uma informação correcta da população que deve ser a primeira a tomar a seu cargo a prevenção da doença.
Foi com o objectivo de divulgar e informar que em 1992 a SPODOM - Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas, uma sociedade cientifíca médica que se dedica, principalmente, ao estudo da osteoporose iniciou a Campanha Nacional "Osteoporose: A Ameaça Oculta".
Esta campanha, cujas múltiplas acções decorreram por todo o País, terminou em 1994 com a criação de uma associação de doentes, a APOROS-Associação Nacional contra a Osteoporose, cumprindo assim um dos objectivos principais, ou seja, obter uma intervenção mais activa dos principais interessados - os doentes. A APOROS teve a sua reunião de fundação em 19 de Fevereiro de 1994, num hotel da capital, onde se reuniram cerca de 120 mulheres de Lisboa, do Porto e da Região Autónoma da Madeira, tendo nessa data sido elaborados os seus estatutos e eleita a primeira Direcção.
Em 1996 a APOROS foi aceite como membro da European Foundation for Osteoporosis (EFFO), uma organização que congrega várias associações, médicas e/ou orientadas para o doente, com acção no campo da osteoporose e desde essa data tem visto reconhecida e apoiada internacionalmente a sua acção.Foi por intermédio da EFFO que passou a ser celebrado, desde 1996, o Dia Mundial da Osteoporose. Esta celebração, que tem lugar a 20 de Outubro, obteve em 1998 o reconhecimento oficial da Organização Mundial de Saúde. Desde o ínicio que a APOROS tem comemorado a data com iniciativas várias, com particular destaque para acções de "rua", que possam contar com a colaboração da população. Para além das actividades de informação, divulgação e promoção é necessário um esforço maior para apoiar os doentes osteoporóticos de uma forma mais directa.
Para a realização destes objectivos era fundamental possuirmos uma sede própria, o que se concretizou em 2000 com o aluguer de um espaço através do apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Até essa data contámos com a ajuda preciosa da Liga dos Deficientes Motores.
Com esta muito breve história da APOROS quisémos chamar a atenção para a importância que as organizações deste género podem ter na prevenção da doença. Para que elas funcionem é no entanto necessário que exista uma participação mais activa de todos os doentes e interessados. |