Se tem osteoporose o seu médico irá receitar-lhe medicamentos, que podem ser de vários géneros e ter finalidades diferentes:
Medicamentos para aumentar a massa óssea
Os medicamentos que aumentam a sua massa óssea, isto é, a quantidade de osso, são os mais importantes no tratamento da osteoporose, porque vão reduzir o seu risco de vir a ter uma fractura.
Existem vários medicamentos com esta finalidade e apenas o seu médico sabe qual é o mais indicado para si.
Estes medicamentos não a farão sentir-se melhor das suas dores nas costas ou de outras queixas que tenha. Embora estejam a tornar os seus ossos mais fortes não vai sentir nada, tal como não sentiu quando os seus ossos se foram tornando mais fracos.
É muito importante que cumpra a medicação de forma correcta mesmo que não sinta nenhuma diferença.
Suplementos de cálcio e vitamina D
Se o seu médico verificar que a sua alimentação não contém a quantidade de cálcio suficiente pode receitar-lhe um suplemento de cálcio.
Estes suplementos podem ter várias formas (p.ex. comprimidos, pastilhas para mastigar, pó para dissolver) e devem ser tomados após a refeição. Se tomar apenas uma dose por dia é preferível que o faça após o jantar.
Embora alguns suplementos de cálcio já tenham vitamina D o seu médico pode achar melhor que faça um suplemento de vitamina D à parte. Nesse caso deve tomá-lo a uma hora diferente do suplemento de cálcio.
Não tenha medo de tomar cálcio a mais. O nosso organismo só absorve o que necessita e o restante é eliminado na urina. Mas atenção: se tiver pedra nos rins deve beber muita água para evitar que o cálcio na urina seja prejudicial.
Ao contrário do que acontece com o cálcio é perigoso tomar vitamina D a mais. Por isso nunca faça mais do que a dose recomendada pelo seu médico.
Medicamentos para controlar a dor
No caso de ter dores nas costas provocadas pela osteoporose o seu médico pode receitar-lhe medicamentos para as dores (analgésicos).
Vamos falar mais adiante dos vários tipos de dores provocados pela osteoporose e das maneiras de lidar com elas.
|